Salte para conteúdo

Sobre alergias

Aprenda mais sobre as alergias da pele e pesquise quais os produtos que poderão ser mais adequados para si.

A nossa abordagem para ajudar com alergias

Esta página explica tudo sobre alergias da pele e como identificar os produtos que são mais adequados para si.

Alguns ingredientes poderão causar reações alérgicas num número reduzido de pessoas, e é por isso que trabalhamos arduamente para garantir que usamos a mínima quantidade possível destes ingredientes. Alguns ingredientes são demasiado importantes para omitir devido à sua função e benefício para a maioria dos consumidores.

Nós decidimos aquilo que faz parte dos nossos produtos com base em três fatores: aquilo que as pessoas preferem, as nossas próprias verificações de segurança e a regulamentação nos países onde os nossos produtos são comercializados.

Nós sabemos que a informação sobre alergénios é importante para este reduzido número de pessoas que poderão ser sensíveis a determinados ingredientes. É por este motivo que damos informações claras sobre aquilo que faz parte dos nossos produtos.

Que produtos poderá usar se tiver uma alergia?

Um pequeno número de pessoas poderão ser alérgicas a certos ingredientes de fragrâncias. Devido a isto, procuramos sempre proporcionar informação sobre a presença de fragrâncias alergénicas aos nossos consumidores, ou na própria embalagem ou então através das nossas linhas de apoio ao consumidor. Também criamos uma base de dados na Europa para ajudar as pessoas a encontrarem produtos que lhes sejam adequados. Saiba mais sobre a composição dos nossos produtos no seu país .

Se não tiver a certeza se tem uma alergia a um ingrediente de fragrância, deveria procurar aconselhamento por parte de um profissional qualificado de cuidados médicos .

O que é uma alergia?

O nosso sistema imunitário mantém-nos saudáveis ao combater coisas prejudiciais que entram nos nossos corpos – como bactérias e vírus. Um alergénio é algo geralmente inofensivo ao qual o seu sistema imunitário responde como se fosse uma ameaça. Normalmente será exposto algumas vezes a algo, antes disto acontecer. Mas assim que esta exposição acontecer, normalmente terá essa alergia para toda a vida.

Reações alérgicas na sua pele poderão muitas vezes demorar algum tempo a serem visíveis – normalmente 24-48 horas depois de entrar em contacto com o alergénio. Poderá conhecer isto como "hipersensibilidade tardia", "reação de hipersensibilidade tipo IV" ou "alergia de contacto". A maioria da informação que pode encontrar aqui é sobre este tipo de alergia, visto que a maior parte dos nossos produtos poderão entrar em contacto com a sua pele de uma forma ou de outra

Como é que se fica alérgico a algo?

Existem duas fases:

  • Primeiro, o seu corpo reconhece um alergénio e torna-se sensível ao mesmo. Neste momento não existem sintomas óbvios, porém a alteração ao seu sistema imunitário é permanente.
  • Se uma quantidade suficiente do alergénio tocar novamente na sua pele, será aqui que começará a observar os sintomas de uma reação alérgica.

Quais são os sintomas de uma reação alérgica?

As reações alérgicas normalmente surgem 24-48 horas após entrar em contacto com um alergénio. Poderá observar alguma vermelhidão ou então uma erupção cutânea, inchaço, bolhas, secreção, encrostação ou prurido. Se for alérgico a um determinado ingrediente, poderá também ser alérgico a outras coisas parecidas. Um dermatologista poderá informar-lhe sobre quais outros ingredientes, se for o caso, que poderá ter que evitar.

Não confunda a irritação da pele com uma reação alérgica

Sintomas, como a vermelhidão, nem sempre têm como origem uma alergia. Se a sua pele estiver irritada, o seu aspeto poderá assemelhar-se ao de uma reação alérgica. Muitas vezes terá que falar com um dermatologista para obter um diagnóstico preciso. Com pele irritada, observará semelhante vermelhidão ou erupção cutânea, inchaço e prurido. Poderá também sentir um aperto da pele, dores, formigueiro ou sensação de queimadura. Tudo isto normalmente aparece no prazo de algumas horas do contacto com aquilo que o provocou. Depois a sua pele poderá secar ou ganhar fissuras.

No entanto, há uma diferença grande entre irritações da pele e reações alérgicas – os efeitos de uma irritação da pele nem sempre voltarão a aparecer, até mesmo se usar o mesmo produto na mesma área da pele. Mas assim que ficar alérgico a um ingrediente, uma quantidade suficiente diste ingrediente fará com que o seu sistema imunitário reaja sempre da mesma maneira.

Que ingredientes causam reações alérgicas?

Muitos alergénios encontram-se naturalmente presentes na vida quotidiana. Alergénios à base de plantas como a hera venenosa e metais como cromo e níquel, são bons exemplos – um estudo recente demonstrou que aproximadamente 14% das pessoas na Europa são alérgicas ao contacto com o níquel.

O mesmo estudo revelou que menos de 2% das pessoas na Europa são alérgicas aos ingredientes que poderá encontrar em fragrâncias. Para além disto, um número reduzido de pessoas são alérgicas aos ingredientes e preservantes da tinta para cabelo.

O que faço se achar que tenho uma alergia de pele?

Se é familiar com os sintomas que listamos, e acredita que poderá ter uma alergia de pele, fale com o seu médico ou dermatologista. Seria boa ideia fazer uma lista de todos os produtos que usou pouco antes da manifestação da sua reação alérgica. Se for possível, leve os produtos e respetivas embalagens consigo para que o seu médico veja quais os ingredientes em causa.

Um dermatologista fará alguns testes para tentar entender a origem da reação. Este irá examiná-lo e perguntará pelos seus sintomas - e perguntará também quando é que estes se começaram a manifestar. Poderá também fazer-lhe um teste cutâneo com os produtos que usou ou com os ingredientes especificados nos mesmos.

Assim que souber ao que é que é alérgico, pode procurar isto nas listas de ingredientes e evitá-lo. Seja cauteloso de produtos contrafeitos – nem sempre pode ter a certeza sobre a sua composição.

Podemos ajudar-lhe a si e ao seu médico a compreender aquilo a queé alérgico. Podemos também dar-lhe informação sobre a composição dos nossos produtos. Teríamos todo o gosto em enviar amostras para o seu médico usar para efetuar testes – basta entrar em contacto connosco (abre numa janela nova).

As fragrâncias causam alergias?

Existe um pequeno número de ingredientes de fragrância que foram identificados como sendo uma potencial causa de alergias da pele.

A Associação Internacional de Perfumaria regula a forma como usamos estes ingredientes. Na Unilever,tentamos usar o mínimo possível destes ingredientes - e usamo-los numa escala reduzida em comparação com o padrão industrial. Na Europa, cumprimos com o Regulamento para Produtos Cosméticos da UE, que proporciona uma lista de 26 ingredientes de fragrância considerados como alergénios - os quais deverão figurar na lista de ingredientes no rótulo ou embalagem de um produto.

Oferecemos também agora um base de dados pesquisável para ajudar pessoas com uma alergia a algum ingrediente a procurar produtos que lhes sejam adequados.

E os conservantes?

Conservantes são importantes – garantem que os nossos produtos são seguros até ao fim da sua vida de prateleira, prevenindo assim o crescimento de bactérias e de bolor. Apenas usamos conservantes quando estes são absolutamente necessários, e sempre na quantidade mínima possível. Mas, mais uma vez, algumas pessoas poderão ser alérgicas a alguns destes ingredientes.

Como posso ter a certeza que eu não sou alérgico a uma determinada tinta para cabelo?

Um número reduzido de pessoas são alérgicas a tintas para cabelo. Em casos raros, algumas pessoas poderão acabar por necessitar de tratamento médico urgente após uma reação. Sendo assim, é importante testar a tinta 48 horas antes de pintar o seu cabelo em casa ou num salão – até mesmo se já usou a mesma cor várias vezes no passado. Basta colocar uma pequena quantidade na sua pele e aguardar para ver se há alguma reação.

Apesar disto, alguns ingredientes são demasiado importantes para omitir devido à sua função e benefício para a maioria dos consumidores. No entanto, sabemos que a informação sobre alergénios é importante para a reduzida percentagem de pessoas que poderão ser sensíveis a determinados ingredientes. É por este motivo que damos informações claras sobre aquilo que faz parte dos nossos produtos.

Isenção Médica

Todo o conteúdo encontrado nesta página(inclusive em textos, imagens ou outros formatos) foi criado apenas para fins informativos. Não é pretendido que o Conteúdo substitua o diagnóstico, tratamento ou aconselhamento médico profissional. Deve procurar sempre os conselhos do seu médico ou outro prestador de serviços de saúde qualificado se tiver qualquer dúvida relativamente a um problema de saúde. Nunca desconsidere conselhos médicos profissionais, nem atrase a busca por tais conselhos, em consequência de algo que tenha lido nesta página.

Se tiver alguma emergência médica, ligue para o seu médico, vá ao serviço de urgências ou peça imediatamente uma ambulância. A Unilever não recomenda nem apoia qualquer teste, procedimento, opinião ou outra informação em particular que possa ter sido mencionada nesta página web. As ligações para conteúdo educacional que não tenha sido criado pela Unilever serão seguidas a seu próprio risco.

Voltar ao topo